Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sessões Temáticas
Início do conteúdo da página
Sessões Temáticas

Sessões Temáticas

Atualmente em todo o mundo existem iniciativas voltadas para um novo pacto, este celebrado entre a economia e a natureza visando o desenvolvimento dentro de parâmetros capazes de serem suportados pelos sistemas naturais e que garantam a sustentabilidade dos processos naturais e produtivos. Destacamos como grande desafio à busca de soluções adequadas para o consumo consciente de produtos e serviços, a geração, coleta e a destinação final dos resíduos sólidos e rejeitos que contemplem a participação dos segmentos sociais, ambientais e econômicos, indissociáveis da temática.

O uso racional dos principais recursos naturais, água, fontes energéticas e matérias-primas associado à não desperdício, recuperação, ampliação e implantação de uma nova forma de economia com fechamento de ciclos dos materiais nos processos produtivos são destaques para o alcance dos objetivos da sustentabilidade e vida planetária. A Política Nacional de Resíduos Sólidos-Lei 12.305/2010 reúne conceitos, princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações que isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios e ou particulares visam à gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

No Brasil, a eliminação dos lixões deveria ter ocorrido até o ano de 2014 nos municípios, porém estes prazos se arrastam atendendo interesses e causando impactos socioambientais. Enquanto isso, no país são perdidas oportunidades de melhorias sanitárias, ambientais e socioeconômicas, sobretudo nas possibilidades de abertura de milhares postos de trabalho inseridos nos processos de gerenciamentos dos diversos resíduos gerados.

Na observância da gestão compartilhada dos resíduos sólidos cuja divisão das responsabilidades entre a sociedade, o poder público e a iniciativa privada são necessárias e possíveis , o 8º Simpósio Internacional de Gerenciamento de Resíduos em Universidades (ISRMU) - Gestão Integrada de Resíduos: Universidade & Comunidade  busca ampliar o debate para além das universidades e integrar todos os geradores e segmentos comunitários visando a difusão dos cenários, oportunidades, políticas e experiências exitosas na área de resíduos.

 

  • Gestão dos Resíduos Recicláveis

A sessão temática contempla toda a hierarquia que envolve o gerenciamento: geração, redução, reuso, beneficiamento, reciclagem, tratamento e disposição final além de todos os processos afins. Considere-se resíduos sólidos recicláveis como: os resíduos orgânicos e os resíduos inorgânicos.

 

  • Gestão de Resíduos de Saúde e Químicos

A sessão contempla as formas de gerenciamento dos resíduos oriundos dos estabelecimentos que prestam serviços de saúde como hospitais públicos e privados, clínicas médicas, veterinárias, laboratórios de análises, laboratórios acadêmicos, farmácias, unidades básicas de saúde, consultórios, serviços de odontologia e outros além de todos os processos afins.

 

  • Gestão de Resíduos Agroindustriais

A sessão contempla os resíduos advindos das etapas da produção vegetal, produção animal, processos agrossilvopastoris, processamento, beneficiamento, transporte, cadeia de comercialização de produtos agroindustriais e todos os processos afins.

 

  • Gestão dos Resíduos Especiais

A sessão contempla os resíduos que, por seu volume, peso ou por outras especificidades, requeiram procedimentos especiais para o seu manejo e destinação final.

 

  • Gestão de Rejeitos

A sessão contempla os materiais cujas possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem já tiverem sido esgotadas e não houver solução final para tal ou parte dele além de todos os processos inovadores de tratamentos e reutilizações.

 

  • Educação ambiental

A sessão contempla desde a concepção de metodologias, instrumentos e mecanismos práticos e teóricos de intervenções de educação ambiental nos níveis, formal e informal.

 

  •  Logística Reversa

A sessão contempla as ações, procedimentos instrumentos e mecanismos  destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos além das categorias agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, instituídas pela Lei 12.305/2010.

 

  • Legislações

A sessão contempla a revisão, o atendimento e o desenvolvimento de legislações e políticas públicas que promovam o gerenciamento de resíduos.

 

Fim do conteúdo da página